|HOME | ABOUT | MARIA | ANTÓNIO | PORTFOLIO | FEATURED ON | FAQ | FEED | PINTEREST | FACEBOOK | LINKS | TRANSLATE | EMAIL|

21.11.09

bolo de ananás

Bolo de ananás
home

Há muito tempo que queria fazer este bolo. Em vez do ananás em calda usei abacaxi em fruto, ovos caseiros e caramelo feito na hora, com açúcar branco. O resultado é delicioso. Comecei por arranjar:

1 colher (chá) de fermento

250 gr de açúcar
200 gr de farinha
140 gr de manteiga
140 gr de amêndoa ralada
6 ovos
rodelas de ananás e caramelo para a forma

Batem-se bem os ovos com o açúcar e a manteiga derretida. Adicionei seguidamente a farinha com o fermento e o miolo de amêndoa ralado. De seguida, coloquei a massa numa forma untada com caramelo e com as rodelas de ananás a cobrir o fundo. Vai a forno médio, a 180º durante 45 minutos.

Serve-se bem acompanhado de um chá de jasmim e lareira.


5 comentários:

  1. Olá Maria *-)!!
    Não resisti comentar, já que este bolo de ananás faz parte da minha vida familiar, sendo presença em TODOS os Natais, desde pequenina!!
    Mas coincidência, das coincidências, não gosto de bolo de ananás! :)

    Beijinhos e deliciem-se

    ResponderEliminar
  2. Mmmmmm, that looks delicious!
    Especially with the tea and fireplace :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, adoro este bolo, tb faz parte da minha infância, mas perdi o habito de o fazer :( mas este natal não vai faltar na minha mesa:))até porque quero provar chá de jasmim..

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Aaaaaaahhh!!!

    Assim que vi esta foto lembrei-me IMEDIATAMENTE da minha querida mãe! :)

    Ela é que fazia estes maravilhosos bolos de ananás!! Tal e qual! Beemm.. do que me fui lembrar. :)
    Doces recordações as que agora pairam na minha cabeça.. :)

    [ E sim, a minha linda mamã está viva (graças a Deus), mas já não faz estes bolos por falta de paciência. :D ]

    **

    ResponderEliminar
  5. Bem... o que eu recuei agora. recuei até aos domingos de inverno da minha infância, os domingos em que a minha mãe fazia o bolo de ananás :)

    ResponderEliminar