|HOME | ABOUT | MARIA | ANTÓNIO | PORTFOLIO | FEATURED ON | FAQ | FEED | PINTEREST | FACEBOOK | LINKS | TRANSLATE | EMAIL|

9.12.12

* em formação *

Sem título

Tenho actualizado muito pouco este blogue e andado afastada das redes sociais por um bom motivo. Este prende-se com o facto de andar há mais de um ano a investir em formação profissional numa área da qual sempre gostei: a modelação e a confecção. Depois de encontrar fortuitamente na web a Escola de Corte e Costura da D. Alice Maia e ter conseguido ser seleccionada para a frequência de um curso de formação profissional da Modatex, o meu tempo não tem chegado para o atelier, com grande pena minha. Sinto muita falta dele.

Em pólos opostos, estas duas formas de trabalhar na área da modelação e confecção, a modelação de atelier e a industrial servem propósitos diferentes. Interessa-me ficar habilitada em ambas pois a produção de algumas unidades em pequena escala é um pouco a mistura destes dois saberes.

Esta experiência  tem-me servido para ganhar competências, que de outra forma nunca seriam adquiridas pela via do autodidatismo, por cursos de correspondência ou em moldes de livros e revistas. Aprende-se  fazendo e com quem sabe fazer. E com os melhores.



Vou partilhar brevemente neste espaço uma recolha das diversas técnicas de tecer, urdir e montar fios vulgarmente conhecidas como o crochet, tricot, macramé e bordado. As fontes usadas serão o passo-a-passo publicados nas revistas Anna-Burda dos anos entre 1980 a 1984 e a colecção "Mãos de Ouro" datada de 1968. Algumas das técnicas apresentadas são muito antigas e provavelmente as originais. Documentarei cada uma o melhor possível de modo a tornar fácil a sua reprodução.

Um até já!


31 comentários:

  1. olá Maria, também adorava fazer uma formação desse género . Em Janeiro vou ser formadora do módulo de bordados na Modatex, se ainda estiveres por lá, ainda nos encontramos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, o meu módulo também começa em Janeiro e vai ser aos sábados. Fico muito contente que sejas uma das formadoras da escola! :)

    ResponderEliminar
  3. Boa Maria!
    Esse curso deve ser muito interssante. Fazer ao vivo e com que sabe é que deve ser bom. Eu tentei fazer um curso de corte e confecção por correspondência e desisti. Não digo que não seja adequado para alguns, mas para mim não serviu.
    Estou curiosa para ver resultados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, a aprendizagem presencial tem valências que os outros métodos não conseguem dar.

      Fiz também um workshop de costura e na minha opinião foi muito básico para quem quer saber mais.

      O ter começado as aulas com a D. Alice Maia fez-me ver que um curso com mais de 3000 horas, com uma modista que começou a trabalhar no ramo aos 13 anos (para mim uma mestra!), não se compara a 25 ou 50 horas de formação. Modelar roupa no corpo é uma arte. Mesmo depois de fazer o curso (de 3 anos)ainda terei muito que aprender!

      Os cursos profissionais da Modatex são mais vocacionados para a indústria,e para o trabalho de produção em série.

      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Olá Rita

      Aconteceu-me o mesmo, comprei (carissimo) um curso de corte e confecção por correspondencia no CIT e no final ficamos com sensação de vazio, adquirimos umas técnicas, mas na prática, ao fazermos uma peça sozinhas, assalta-nos todas as duvidas que ninguem resolve...não funciona a 100% comigo tambem. È pena a Modatex não existir a sul de Lisboa,logo não conseguimos frequentá-la!
      Beijinhos
      Sucessos
      Rosa

      Eliminar
    3. Eu tbm gostava de aprender a costura, e encontrei o curso do CIT mas não tenho visto comentários nenhuma sobre o curso, já sei que é caro, mas não sei se quem o faz encontra emprego.

      Eliminar
  4. Que boas notícias, fico atenta aos posts sobre as revistas antigas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa, depois de herdar as revistas (encadernadas por anos!)e a colecção de lavores " Mãos de Ouro", seria uma pena não partihar aquela informação preciosa, na minha opinião!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Boa Maria! Não há nada como aprender com quem sabe, investindo tempo sério nesse processo. Gosto muito dessa dedicação e hão-de sair coisas fantásticas daí!

    ResponderEliminar
  6. Olá Alice, é preciso aprender com quem sabe fazer, mesmo :)

    Gostei muito do teu último post sobre a camisaria Machado, existe tanta gente a trabalhar tão bem neste país!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Que delicia. Adorava fazer uma formação dessas, aprender a fazer os moldes e costurar a partir deles.

    Aguardo ansiosa essa mostra de técnicas dessas revistas antigas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,podes sempre vir ao Porto, no workshpop que fiz tinha uma colega que era de Águeda e na escola da D. Alice chega a haver pessoas de Lisboa! :)

      Eliminar
    2. Sim, tens razão... Porto é mesmo aqui ao lado.
      Já andei a espreitar o site da D.Alice. Tenho que ponderar pois surgiram mudanças inesperadas cá a casa e ainda não é para já mas talvez tenhamos que mudar de país :|

      Eliminar
    3. Maria, não duvido ;)
      Acabei de estar ao telefone com ela, agora só tenho de ver se as mudanças que houveram cá em casa me permitem a formação.
      Mas estou convicta que vou conseguir dar um jeito de fazer essas aulas :D

      Eliminar
    4. A D. Alice não costuma ter vagas, a procura é grande, eu estive à espera uns meses. Se entrares ainda nos vamos conhecer :)

      Eliminar
  8. Que excelente noticia, Maria! Tal como a Rita, também tirei um curso de corte e costura. Não posso dizer que não aprendi, mas faltou-me a partilha, estar perante um trabalho em execução é não poder tirar as minhas dúvidas. Vou espalhar esta "boa nova" porque o teu projecto é muito bom e interessante. Bem hajas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diane, penso que se aprende sempre, mas o conhecimento "in loco" é sempre muito mais completo. Obrigada e um beijinho :)

      Eliminar
  9. Que bom Maria! Tenho a certeza que vão sair daí coisas bem interessantes, boa sorte! Essa escola (antigo citex) acho que é mesmo uma das melhores do país:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvia, a Modatex é o antigo Citex que formou os alguns melhores estilistas deste país. Há muitos anos atrás era para ter optado pelo design de moda, na altura fiz outras escolhas. Mas o "bichinho" ficou e acho que nunca é tarde demais para se aprender. Um beijinho :)

      Eliminar
  10. Bom saber que estás a realizar antigos sonhos e o que aí vem de certeza que vai ser muito bom. Fico à espera dessas imagens de revistas, cheia de curiosidade! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, o post sairá quando o bom tempo vier, para ter luz para fotografar, um beijinho :)

      Eliminar
  11. Mas que boas notícias!! Também ando com muita vontade de aprender corte e costura mas ainda não encontrei a pessoa certa. Estou desejosa de ver a produção que aí vem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Virgínia, talvez para o ano, tenho muito que aprender, um beijinho :)

      Eliminar
  12. Aguardo Maria... o que mais tens na manga? ah?
    :))))
    obrigada pela partilha!

    um ano de mãos cheias para ti : )

    bjoZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé! Na manga ainda não tenho nada, para o ano já terei :)
      Bom ano e um beijo grande!

      Eliminar
  13. Achei estranha a ausência e vim até cá e eis que dou com uma boa notícia! Fico aguardar os teus projetos Maria e feliz de te encontrar num bom caminho.
    Um Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia, obrigada tenho que ir visitar-te também! Um beijinho! :)*

      Eliminar