Tenho actualizado muito pouco este blogue e andado afastada das redes sociais por um bom motivo. Este prende-se com o facto de andar há mais de um ano a investir em formação profissional numa área da qual sempre gostei: a modelação e a confecção. Depois de encontrar fortuitamente na web a Escola de Corte e Costura da D. Alice Maia e ter conseguido ser seleccionada para a frequência de um curso de formação profissional da Modatex, o meu tempo não tem chegado para o atelier, com grande pena minha. Sinto muita falta dele.
Em pólos opostos, estas duas formas de trabalhar na área da modelação e confecção, a modelação de atelier e a industrial servem propósitos diferentes. Interessa-me ficar habilitada em ambas pois a produção de algumas unidades em pequena escala é um pouco a mistura destes dois saberes.
Esta experiência tem-me servido para ganhar competências, que de outra forma nunca seriam adquiridas pela via do autodidatismo, por cursos de correspondência ou em moldes de livros e revistas. Aprende-se fazendo e com quem sabe fazer. E com os melhores.
…
Vou partilhar brevemente neste espaço uma recolha das diversas técnicas de tecer, urdir e montar fios vulgarmente conhecidas como o crochet, tricot, macramé e bordado. As fontes usadas serão o passo-a-passo publicados nas revistas Anna-Burda dos anos entre 1980 a 1984 e a colecção "Mãos de Ouro" datada de 1968. Algumas das técnicas apresentadas são muito antigas e provavelmente as originais. Documentarei cada uma o melhor possível de modo a tornar fácil a sua reprodução.
Um até já!
olá Maria, também adorava fazer uma formação desse género . Em Janeiro vou ser formadora do módulo de bordados na Modatex, se ainda estiveres por lá, ainda nos encontramos :)
ResponderEliminarOlá Joana, o meu módulo também começa em Janeiro e vai ser aos sábados. Fico muito contente que sejas uma das formadoras da escola! :)
ResponderEliminarBoa Maria!
ResponderEliminarEsse curso deve ser muito interssante. Fazer ao vivo e com que sabe é que deve ser bom. Eu tentei fazer um curso de corte e confecção por correspondência e desisti. Não digo que não seja adequado para alguns, mas para mim não serviu.
Estou curiosa para ver resultados :)
Olá Rita, a aprendizagem presencial tem valências que os outros métodos não conseguem dar.
EliminarFiz também um workshop de costura e na minha opinião foi muito básico para quem quer saber mais.
O ter começado as aulas com a D. Alice Maia fez-me ver que um curso com mais de 3000 horas, com uma modista que começou a trabalhar no ramo aos 13 anos (para mim uma mestra!), não se compara a 25 ou 50 horas de formação. Modelar roupa no corpo é uma arte. Mesmo depois de fazer o curso (de 3 anos)ainda terei muito que aprender!
Os cursos profissionais da Modatex são mais vocacionados para a indústria,e para o trabalho de produção em série.
Beijinhos :)
Olá Rita
EliminarAconteceu-me o mesmo, comprei (carissimo) um curso de corte e confecção por correspondencia no CIT e no final ficamos com sensação de vazio, adquirimos umas técnicas, mas na prática, ao fazermos uma peça sozinhas, assalta-nos todas as duvidas que ninguem resolve...não funciona a 100% comigo tambem. È pena a Modatex não existir a sul de Lisboa,logo não conseguimos frequentá-la!
Beijinhos
Sucessos
Rosa
Eu tbm gostava de aprender a costura, e encontrei o curso do CIT mas não tenho visto comentários nenhuma sobre o curso, já sei que é caro, mas não sei se quem o faz encontra emprego.
EliminarQue boas notícias, fico atenta aos posts sobre as revistas antigas!
ResponderEliminarOlá Rosa, depois de herdar as revistas (encadernadas por anos!)e a colecção de lavores " Mãos de Ouro", seria uma pena não partihar aquela informação preciosa, na minha opinião!
EliminarBeijinhos :)
Boa Maria! Não há nada como aprender com quem sabe, investindo tempo sério nesse processo. Gosto muito dessa dedicação e hão-de sair coisas fantásticas daí!
ResponderEliminarOlá Alice, é preciso aprender com quem sabe fazer, mesmo :)
ResponderEliminarGostei muito do teu último post sobre a camisaria Machado, existe tanta gente a trabalhar tão bem neste país!
Um beijinho :)
Que delicia. Adorava fazer uma formação dessas, aprender a fazer os moldes e costurar a partir deles.
ResponderEliminarAguardo ansiosa essa mostra de técnicas dessas revistas antigas.
Olá Sara,podes sempre vir ao Porto, no workshpop que fiz tinha uma colega que era de Águeda e na escola da D. Alice chega a haver pessoas de Lisboa! :)
EliminarSim, tens razão... Porto é mesmo aqui ao lado.
EliminarJá andei a espreitar o site da D.Alice. Tenho que ponderar pois surgiram mudanças inesperadas cá a casa e ainda não é para já mas talvez tenhamos que mudar de país :|
Sara, a D. Alice é mesmo boa naquilo que faz :)
EliminarMaria, não duvido ;)
EliminarAcabei de estar ao telefone com ela, agora só tenho de ver se as mudanças que houveram cá em casa me permitem a formação.
Mas estou convicta que vou conseguir dar um jeito de fazer essas aulas :D
A D. Alice não costuma ter vagas, a procura é grande, eu estive à espera uns meses. Se entrares ainda nos vamos conhecer :)
EliminarComeço dia 7 de Janeiro ;)
EliminarUm beijo Sara, até dia 7! :)*
EliminarQue excelente noticia, Maria! Tal como a Rita, também tirei um curso de corte e costura. Não posso dizer que não aprendi, mas faltou-me a partilha, estar perante um trabalho em execução é não poder tirar as minhas dúvidas. Vou espalhar esta "boa nova" porque o teu projecto é muito bom e interessante. Bem hajas!
ResponderEliminarOlá Diane, penso que se aprende sempre, mas o conhecimento "in loco" é sempre muito mais completo. Obrigada e um beijinho :)
EliminarQue bom Maria! Tenho a certeza que vão sair daí coisas bem interessantes, boa sorte! Essa escola (antigo citex) acho que é mesmo uma das melhores do país:)
ResponderEliminarOlá Sílvia, a Modatex é o antigo Citex que formou os alguns melhores estilistas deste país. Há muitos anos atrás era para ter optado pelo design de moda, na altura fiz outras escolhas. Mas o "bichinho" ficou e acho que nunca é tarde demais para se aprender. Um beijinho :)
EliminarBom saber que estás a realizar antigos sonhos e o que aí vem de certeza que vai ser muito bom. Fico à espera dessas imagens de revistas, cheia de curiosidade! ;-)
ResponderEliminarOlá Alexandra, o post sairá quando o bom tempo vier, para ter luz para fotografar, um beijinho :)
EliminarMas que boas notícias!! Também ando com muita vontade de aprender corte e costura mas ainda não encontrei a pessoa certa. Estou desejosa de ver a produção que aí vem!
ResponderEliminarOlá Virgínia, talvez para o ano, tenho muito que aprender, um beijinho :)
EliminarAguardo Maria... o que mais tens na manga? ah?
ResponderEliminar:))))
obrigada pela partilha!
um ano de mãos cheias para ti : )
bjoZ
Olá Zé! Na manga ainda não tenho nada, para o ano já terei :)
EliminarBom ano e um beijo grande!
Achei estranha a ausência e vim até cá e eis que dou com uma boa notícia! Fico aguardar os teus projetos Maria e feliz de te encontrar num bom caminho.
ResponderEliminarUm Bom Ano!
Olá Márcia, obrigada tenho que ir visitar-te também! Um beijinho! :)*
Eliminar