O fim de semana tem este encanto, tempo. Para relaxar, sem horários, acordar sem despertador (nada mais irritante do que isto), trabalhar no atelier, cozinhar, passear, limpar, ouvir a nossa música preferida, tratar dos animais e plantas..., tudo isto ao nosso ritmo. Mais fotos aqui.
Ontem fiz novamente tijeladas. Utilizo nas minhas, leite puro de vaca e ovos caseiros. Embora saborosas e depois de seguir várias receitas à regra, continuam a ficar um pouco húmidas com o soro do leite acumulado no fundo. Para a próxima uso formas não vidradas e forno de lenha, pois claro!
Deixo aqui a receita:
- 1 l de leite
- 7 ovos
- 2 colheres de sopa de farinha
- 500gr. de açúcar escuro (usei açúcar integral de cana)
- 1 colher de sopa de mel
- raspa de um limão
- azeite
Untam-se tachinhos de barro vidrado vermelho com azeite e metem-se em forno bem quente. Batem-se muito bem os ovos com o açúcar, o mel e a casca de limão. Em seguida adiciona-se a farinha e dissolve-se tudo com o leite. Sem retirar os tachinhos do forno e com a ajuda de uma concha deita-se a mistura nos recipientes. Deixa-se cozer até ficar com a consistência de pudim (deixei 15 minutos no forno a 200 graus). Servem-se as tijeladas nos próprios tachos.
Também podem ver esta receita aqui, pareceu-me a mais autêntica. Existem muitas formas de a fazer. Bom apetite!
que vontade de as comer..e sem vontade para as fazer :)
ResponderEliminarque bom ! e as fotos são lindas !
ResponderEliminar