|HOME | ABOUT | MARIA | ANTÓNIO | PORTFOLIO | FEATURED ON | FAQ | FEED | PINTEREST | FACEBOOK | LINKS | TRANSLATE | EMAIL|

15.11.10

* desafio *

DSC_3989AB

A Catarina lançou-me um desafio, escolher os meus 15 escritores favoritos. Não sendo fã deste tipo de pedidos em cadeia, abri uma excepção com este pois achei-o interessante. E lanço-o à Ana e à Márcia. Sintam-se à vontade para o aceitar ou recusar.

Comecei a interessar-me pela leitura muito cedo, nela encontrava um mundo ficcionado que me transportava literalmente para outra dimensão: a do sonho. Em criança devorei os livros de Enid Blython, a famosa colecção dos Cinco e a dos Sete. Foram estes os responsáveis pelo sonho louco, meu e da minha irmã Ana de fugirmos de casa nas nossa bicicletas com o Buck, o nosso cão da altura e partirmos em busca de aventura pelo mundo fora. Claro que nunca tivémos a coragem para concretizarmos a fuga.

Como os livros abundavam lá em casa, a minha mãe é uma leitora compulsiva, tive contacto com os clássicos portugueses e estrangeiros desde tenra idade. Eça de Queirós, Júlio Dinis, Vítor Hugo ( cuja obra os Miseráveis li com 11-12 anos e que me marcou para sempre), Charles Dickens, Alexandre Dumas, Miguel de Cervantes, bem como todos os livros policiais da Colecção Vampiro e da Aghata Christie foram devorados sofregamente. Estes são os autores que tenho mais presentes daquela época. Naquele tempo a net era algo inimaginável ainda, alimentava-se a sede de conhecimento e a imaginação com os livros.

Com a adolescência veio a rebeldia, leituras como A Metamorfose de Kafka, A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera, Com a Morte na Alma de Jean-Paul Sartre, Actos de Adoração de Yukio Mishima 100 Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marques, Tieta do Agreste de Jorge Amado entre muitos outros foram moldando a minha forma de objectivar o mundo.

Hoje gostaria de ter mais disponibilidade para a leitura e tenho sempre vários livros na mesa de cabeceira que vou lendo aos poucos. Uma mesa de cabeceira sem livros é um deserto, uma imagem desoladora para mim. Gosto de José Luis Peixoto, Pedro Paixão, Lídia Jorge, Inês Pedrosa, os livros do Planeta Tangerina...e já ultrapassei os quinze escritores pedidos. Já agora para terminar livros de Arte, de Fotografia, de Culinária e muitos outros fazem parte das minhas leituras, muito mais ecléticas actualmente.

A fotografia foi tirada pelo António do livro Playful Type.

5 comentários:

  1. Aceito o desafio Maria! E com muito gosto :)

    Ler é e sempre foi um prazer para mim... desde a literatura à poesia - e também aos livros de arte e arquitectura que se vão acumulando pelas prateleiras lá de casa!
    Também sempre gostei muito de escrever e sem dúvida que o blog tem-me ajudado a não perder o gosto pela escrita, que gostava de cultivar com muito mais frequência.
    Revi-me nesta tua frase: "Uma mesa de cabeceira sem livros é um deserto" e adorei ficar a conhecer melhor os teus gostos literários.
    Um dia destes vou tentar reunir os meus 15 escritores favoritos... não vai ser nada fácil ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Maria!
    É engraçado perceber que lemos alguns dos livros na mesma altura:-)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu também devorei a colecção dos Cinco e a dos Sete. É claro que depois os livros "Uma Aventura" foram de decepção. Desculpem a minha sincera opinião. ^_^
    Eu acho que "brinquei" mais com os livros do que com as bonecas. Mas agradeço profundamente aos meus pais por, em vez de me darem inúmeras Barbies, darem-me livros. :-)

    ResponderEliminar
  4. Maria, saltou-me agora a vista aqui o meu nome e vi que sim que era eu! Vou remediar já isso :)))

    ResponderEliminar