Existem aqui no jardim várias espécies de rosas e só me ocorre dar-lhes um uso mais utilitário que o simples adorno numa jarra. Por isso gostaria de fazer este ano água de rosas para usar na culinária e depois de uma pesquisa exaustiva...não encontrei uma única receita da sua execução. Sei que o produto processado industrialmente pode ser encontrado em supermercados indianos, mas preferia fazê-lo em casa. Acho que a utilização de flores comestíveis na culinária torna os pratos e a doçaria visualmente muito atractivos e exóticos. Como este aqui, ou este que tenciono experimentar brevemente. Ou até utilizar as flores inteiras desta forma.
Temos colhido as rosas mais aromáticas ainda em botão, colocado em local seco e arejado com pouca luz para secarem. Porém, não sei se a técnica de secagem está correcta. Mais uma vez a falta de conteúdo sobre o assunto na net não ajudou. Se alguém souber partilhem a receita e o método de secagem por favor!
Olá Maria!Adoro o teu trabalho!
ResponderEliminarDá uma espreitadela nesta página: http://www.ciao.es/Las_recetas_del_amor__Opinion_1026987
Um grande beijinho!
Carla F.
Obrigada Carla pelo link!
ResponderEliminarVou mesmo fazer a receita base! E tem outras também muito interessantes :)*
E o doce de pétalas de rosa, a acompanhar um iogurte natural é uma sobremesa deliciosa! :)
ResponderEliminarCarla
A marmelada de rosas? Estava a pensar fazer essa receita, temos aqui umas rosas vermelhas com um cheiro muito aromático que acho que darão uma marmelada óptima :)*
ResponderEliminaruma "colherada" mais:
ResponderEliminarnum sumo de laranja natural acrescenta umas gotas de água de rosas.... uhmmmm é bom ,mas bom :)
bjoZzz
yummy!
ResponderEliminarTambém me interessa este tema (principalmente a cristalização), por razões "óbvias", mas não sei muito mais do que tu... há que investigar mais, se encontrar alguma coisa aviso-te! :-)
ResponderEliminarSó se encontrares alguma informação nalgum livro antigo de uma biblioteca, Alexandra :)
ResponderEliminarPara técnicas de secagem procure livros da Fernanda Botelho (não sei se terá algum blogue ou info na net), ou pode ainda tentar entrar em contacto com ela. É uma pessoa muito acessível. Eu tive uma formação com ela sobre flores comestíveis - gostei muito do que aprendi.
ResponderEliminarPC
Obrigada vou já googlar o nome e procurar :)*
ResponderEliminarTem um blogue sim, aqui: http://malvasilvestre.blogspot.com/
ResponderEliminarMaria, vê aqui: http://youtu.be/stpALiOME0Y
ResponderEliminarNo youtube existem vários vídeos a ensinar a fazer água de rosas.
beijinhos
Obrigada Ana :-)*
ResponderEliminar