|HOME | ABOUT | MARIA | ANTÓNIO | PORTFOLIO | FEATURED ON | FAQ | FEED | PINTEREST | FACEBOOK | LINKS | TRANSLATE | EMAIL|

18.7.10

* vida simples ll *

vida simples
✿
vida simples
☂
vida simples
vida simples
vida simples
♥

Foram dois dias de trabalho intenso este fim de semana, na horta e no planeamento do nosso espaço exterior. Este foi pensado em função dos cães novinhos, com materiais que estes não podem roer ou se o fizerem de forma a que não lamentemos muito os danos. Por isso usámos algumas velhas mesas gastas pelo tempo e pelo caruncho. Que adquirem outro charme quando lhes juntamos materiais como a terracota e o zinco em forma de vasos. E apesar do afinco empregue, continua tudo no modo de " work in progress ", não dispensamos ainda uma ida a uma daquelas grandes superfícies vocacionadas para a jardinagem, para adquirir matéria prima e a um horto mais pequeno e simpático para comprar pelargónios. Brancos, os meus preferidos.

Deixo aqui algumas imagens do nosso almoço de sábado feito no exterior, que estava delicioso. Gaspacho, truta salmonada grelhada na brasa com batata cozida com a casca, salada de feijão verde e de pimentos ( da nossa horta! ) e limonada com hortelã. O gaspacho faz parte da minha herança gastronómica, ou não seja eu neta de uma andaluza, mais propriamente de Sevilha. A minha avó fazia-o, a minha mãe também o faz e eu continuo a honrar a tradição. Existem inúmeras receitas espanholas e do sul de Portugal, eu costumo fazê-lo assim:

- num jarro alto de água coloco pão duro, azeite virgem, vinagre, sal, pimenta moída na altura e um pouco de água gelada. Deixo repousar um pouco. Entretanto vou cortando em bocadinhos pequenos, tomate maduro, pimento vermelho ( usei verde daí a cor amarelada do meu ), pepino, cebola e alho que adiciono à mistura anterior. Trituro tudo com a varinha até obter um creme homogéneo e coloco no frigorífico até ficar bem gelado. Se for feito umas horas antes de ser consumido fica mais saboroso, o sabor apura. Sirvo-o com um fio de azeite e pimenta moída na altura.

Esta semana nasceram 3 gatinhos da Pipoca que nos pregou uma partida, foi recolhida da rua e não sabíamos que estava prenha. Agora é a vez dos felinos aqui por casa.


20 comentários:

  1. Uma vida simples é o mais difícil de alcançar e por vezes passámos uma vida inteira sem o conseguir. Pelo menos no que conta a gastronomia, atingiram a plenitude e a perfeição! :- )

    ResponderEliminar
  2. Pois é, a nossa vida é muito mais simples, sem grandes luxos que não estes, como um bom almoço ao ar livre, mas as nossas cabeças não são nada simples...

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de almoço, de gatinho e, principalmente, que delícia de vida...

    Aproveita muito!
    beijos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. que belo almoço! adoro as mesas de madeira com aquele ar já gasto, super charmosas... e + 3 pequenotes :)

    ResponderEliminar
  5. Maria, que falta me fazia essa paz...isto anda tão complicadito por aqui...mas espero que chegue logo...entretanto BOA SEMANA e continua a mostrar-nos o melhor do teu cantinho ;-)

    ResponderEliminar
  6. Ai Maria, que amor de gatinho! E logo preto e branco!!! ;) **** inês

    ResponderEliminar
  7. Elisa, é linda a textura da madeira não é? Restos de uma obra, as tábuas têm 30 anos e levaram um acabamento feito com óleo queimado de motor de automóvel. É uma boa utilização para o óleo e a madeira dura uma eternidade :)

    Inês estás boa? Mais gatinhos, os nossos residentes são 8, vê lá tu a minha vidinha, mais 3! Lembro-me sempre de ti :)*

    Vânia, por aqui? Imagino a tua vida com as obras, depois vai valer a pena -tenho acompanhado no facebook- a tua casa vai ficar muito bonita! Um beijo*

    ResponderEliminar
  8. Com este bom tempo sabe mesmo bem preparar uma refeição com calma e saboreá-la ainda com mais calma ao ar livre... Uma delícia! O almoço e o bebé: não resisto a essas bolinhas felpudas :)

    Beijinhos e boa semana, Maria :*

    ResponderEliminar
  9. Olá. Como se chama a flor da segunda fotografia? Tenho uma, as flores são lindíssimas, parecem nem ser reais mas não sei o nome.

    ResponderEliminar
  10. Ana, queremos usufruir ao máximo do espaço exterior, também sabe bem estar na sombrinha com os blocos de desenho e rabiscar. Tenho pena desta casa não ter um tanque grande aqui no pátio, ele existe - daqueles que serviam para lavar roupa- mas é no terreno :)*

    Leonor nós chamamos a esta planta as flores de cera, não conheço o seu nome comum nem o científico. A flor é um pentágono perfeito e a textura dá-lhe aquele aspecto pouco natural, parecem de cera, são magníficas :)*

    Sílvia, obrigada! E a comida estava mesmo apetitosa também! :)*

    ResponderEliminar
  11. @leonor: fui pesquisar e o nome comum da planta é mesmo flor de cera, deixo o link:

    http://www.jardineiro.net/br/banco/hoya_carnosa.php

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria, fiquei a salivar com a tua receita de gaspacho. Já tentei fazer por duas vezes mas apesar de não ter ficado mau não devo ter acertado nas quantidades. Agora fiquei com vontade de experimentar outra vez.
    Também tenho "flores de cera" no meu quintal. Trouxe um rebento de casa da minha avó e são a minha recordação de lá.
    Bjs, natacha

    ResponderEliminar
  13. Bella vida simple...que rico comer de nuestro propio huerto y que amor de gatito !!! tan chiquitito.
    Todas las fotos están muy hermosas.
    Espero que entiendas español.
    Cariños

    ResponderEliminar
  14. Olá Natacha! É preciso gostar da mistura de sabores do gaspacho, nem toda a gente gosta, nós adoramos no Verão. Se juntares pão ele fica bem mais saboroso, a qualidade da cebola também é importante, se usares cebola nova, mais doce, não fica com aquele sabor ácido.
    Beijo grande*

    Kena, entendo bem o espanhol podes comentar sempre na tua língua, obrigada por passares por aqui! Beijitos*

    ResponderEliminar
  15. O ciclo natural da vida animal não pára em tua casa...não há nada mais simples na vida;)
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Já não vinha aqui há tanto tempo!

    As tuas fotos provocaram-me um apetite ENORME!!! :)

    E a foto do gatinho, fez-me lembrar a minha doce e desaparecida Loita.

    Espero que estejas bem. Por essas fotos que nos mostras e pela descrição que se pode ler no teu post, dá para perceber que tens tido dias bons, calmos e bonitos.. :) Tão bom.

    Beijinho grande! **

    ResponderEliminar
  17. Espero que já tenhas jantado Liliana, isto de ver imagens de comida abre o apetite!

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar